"São tão jovens e já perceberam o quanto é importante esta profissão"

simposioalunas1

Decorreu no dia 26 de março o II Simpósio da Saúde Val do Rio centrado na perspectiva dos auxiliares de saúde e dos cuidadores informais sobre o acto de cuidar dos doentes. Organizado totalmente pelas alunas do 2.º ano do Curso de Técnico Auxiliar de Saúde, o simpósio contou com testemunhos pessoais de cuidadores e técnicos auxiliares, bem como com a apresentação do projecto de formação no cuidar "Academia CUF" e do projecto autárquico "Cascais Cuida".

alunosmusicacomunidade

No auditório da Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, houve ainda dois momentos musicais protagonizados por alunos da licenciatura em Música na Comunidade, que deram mostras do talento para estimular os participantes a dançar. A sua presença no simpósio teve como objectivo principal apresentar uma resposta artística para contextos de intervenção comunitária.

mafaldasimposio

Num momento em que a sociedade portuguesa debate iniciativas legislativas sobre o Cuidador Informal, Mafalda Braz Sérgio, enfermeira coordenadora dos projectos de formação Academia CUF, destacou a utilidade do simpósio: "tendo sido organizado por estudantes, este simpósio marca a sua saída para o mundo profissional, além de os pôr em contacto com diferentes perspectivas e parceiros". A enfermeira destacou a relevância do debate em torno do papel do cuidador, salientando que "é urgente criar redes de suporte aos cuidadores informais, que cada vez são em maior em número". E sublinhou que "em Portugal não se tem a perfeita consciência do número de cuidadores informais que existe, um número que tende a aumentar dado o grande envelhecimento da população".

luisa

Quando chegou o momento de contar a sua experiência como assistente operacional do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital da Luz, Luisa emocionou-se ao olhar para uma plateia cheia de jovens. "Fico impressionada, pois são tão jovens e já perceberam o quanto é importante esta profissão". A auxilar de saúde contou que todos os dias, ao sair do trabalho para regressar a casa, pensa "mais um dia de dever cumprido". Foi esta a tónica comum de todos os cuidadores presentes no simpósio: ser cuidador(a) é muito recompensador.

 

 

Foram convidados para este simpósio de formação na perspectiva do cuidador a Academia CUF, o Hospital de Cascais Dr. José de Almeida, o projecto Cascais Cuida da Câmara Municipal de Cascais e a Escola Superior de Música de Lisboa.

A organização e implementação do simpósio integra o programa de avaliação da área técnica do curso e é da responsabilidade da enfermeira Fátima Amorim e das enfermeiras Vera Casteleiro (coordenadora do curso TAS) e Ana Rita Silva.

26 de março de 2019

Continuar a ler
Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Continuar