"Precisamos de mais auxiliares qualificados"

Magui redimensionadaFrederico Redimfoto redim
Realizou-se esta terça-feira, 17 de abril, no auditório da Casa das Histórias Paula Rego o I simpósio de Saúde Val do Rio - um encontro inédito no concelho de Cascais que reuniu diversos profissionais da área e contou com o apoio da Câmara Municipal.

A relevância social do auxiliar de saúde

Na abertura dos trabalhos a directora da Val do Rio Estoril, Magda Vicente, destacou que anualmente são certificados pela escola cerca de 30 alunos como técnicos auxiliares de saúde. Por sua vez, a directora do Serviço de Enfermagem do Hospital Dr. José de Almeida, Enfª Isabel Pereira Lopes, falando também na abertura dos trabalhos, declarou que "esse número é reduzido para as necessidades". "Precisamos de mais auxiliares qualificados", destacou, apontando como exemplo o número actual de profissionais no Hospital de Cascais: "cerca de 300 auxiliares de saúde, 250 na prestação directa de cuidados ao doente e 50 na prestação de cuidados indirecta". A enfermeira realçou ainda as possibilidades abertas aos alunos Val do Rio de realizarem estágios anuais naquela instituição de saúde.

O futuro dos auxiliares no mercado de saúde

Quem também sublinhou o peso que a formação deste tipo de profissionais terá no mercado da saúde foi o vereador com o pelouro da saúde, Frederico Pinho de Almeida. O dirigente lembrou que o contexto socioeconómico, como o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população, e o empenho da Câmara de Cascais trazem uma janela de oportunidade a este curso. "Se há um curso que hoje faz sentido e que tem futuro é este", afirmou. "Cascais está numa espiral de desenvolvimento de equipamentos de saúde no concelho, estando muitos perspectivados. O futuro profissional destes alunos no concelho tem boas probabilidades de empregabilidade", concluiu.

 A formação profissional como motor do cuidar

O encontro decorreu durante toda a manhã, tendo reunido diversos especialistas de saúde, desde enfermeiros a auxiliares e prestadores de cuidados informais, e foi organizado pelas alunas de 2º ano do curso, a turma TAS16. As responsáveis pelo simpósio, as professoras e enfermeiras Vanessa Machado (coordenadora do curso) e Fátima Amorim (responsável pelo simpósio) supervisionaram toda a preparação do evento. Em destaque estiveram as reflexões sobre o papel do auxiliar de saúde nos diferentes contextos - a casa do doente, a central de esterilização ou o bloco operatório -, e sobre a educação/formação como motor do cuidar com excelência. Diversos especialistas intervieram para expor as principais questões que se levantam à função destes técnicos em situações muito particulares.

 

Continuar a ler
Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Continuar