No dia 17 de janeiro, Ana Bandeira, Bruno Santos e José Carlos Tavares estiveram presentes no Seminário “Enfatizando a Inovação e a Excelência” integrado no 8.º Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Organização Escolar, promovido pela Faculdade de Educação e Psicologia da Católica do Porto.

Do programa, destacamos as intervenções de José Augusto Palhares (Universidade do Minho) sobre “A Escola e a Excelência – Perspetivas sobre o Sucesso Escolar”, e de Joaquim Machado (Católica do Porto) sobre “Diferenciar o Ensino e Promover as Inteligências”.

Sobre a primeira conferência, apesar do estudo incidir sobre o ensino secundário das escolas públicas, e se pensarmos que a natureza humana é a mesma, os próprios alunos, entre inúmeros fatores responsáveis pela excelência, destacaram, por esta ordem, o estudo em casa, a qualidade dos professores, o ambiente pedagógico, a organização da Escola e, por fim, o Projeto educativo.

Na segunda conferência, Joaquim Machado, em jeito de provocação, afirmou que “a Escola não é neutra!”, a Escola não se resume a conhecimentos, técnicas, atitudes e normas, deve incutir valores. E sobre os quadros de mérito, a matriz dos valores deve estar bem presente no reconhecimento do mérito.

Continuar a ler
Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Continuar